terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeitura estuda novo sistema para tentar amenizar os efeitos da enxurrada em Blumenau

É chover forte em Blumenau que algumas ruas começam a ficar alagadas. A tubulação já não suporta mais o volume da chuva. Uma realidade vivida diariamente pela população. Algumas cidades já investem em novos sistemas para tentar amenizar o efeito das enxurradas, e em Blumenau não poderia ser diferente. Segundo o Secretario de Serviços Urbanos, Eder Marchi, existe um projeto para a construção de grandes reservatórios de água em pontos estratégicos do município. Um deles seria na Rua Araranguá, uma das regiões que é fortemente castigada com as tempestades. Eder explica que seria instalado um “piscinão” que iria reservar a água da chuva.

Algumas empresas, conforme Marchi, utilizam métodos parecidos, onde depois utilizam a água em banheiros e até na lavação de carros. O Parque Vila Germânica, hoje, também já faz o reaproveitamento da água da chuva. Outra novidade será o lixo acumulado dentro do reservatório que não cairia diretamente no Ribeirão Garcia. O secretario lembra que a água ficaria retida no reservatório por pouco tempo.

Segundo Eder Marchi, a construção do chamado “piscinão” sairia mais barata para os cofres públicos. Para reformar toda a tubulação da região da Rua Araranguá, desde a entrada até o topo do morro, o investimento giraria em torno dos R$ 5 milhões. Já para construir o reservatório, o Governo Municipal, investiria cerca de R$ 100 mil.

Fonte: Radio Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário