A Secretaria de Educação realizará a formação inicial do projeto Menteinovadora, nos dias 9, 10 e 11 de março. Diretores, professores regentes e coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º ano das 10 unidades escolares contempladas com o projeto participarão da formação. No total, 180 profissionais serão beneficiados com o encontro realizado pela equipe da Mind Lab Brasil.
A formação inicial, que antecede a aplicação do projeto nas escolas, acontecerá nesta quarta-feira, dia 9, no período vespertino, no auditório do Viena Park Hotel, localizado na rua Hermann Huscher, 670. Já nos dias 10 e 11, quinta e sexta-feira, a formação acontecerá no Ibes/Sociesc, na rua Pandiá Calógeras, 272, das 8h às 12 e das 13h30min às 17h30min.
Com o Menteinovadora, serão contempladas as escolas que desenvolvem o programa Mais Educação/Educação Integral e mais três escolas de pequeno, médio e grande porte, selecionadas pela Semed, considerando os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Cerca de 2600 alunos serão beneficiados com o projeto, que inicia já na próxima semana.
O Projeto
O projeto Menteinovadora é uma proposta curricular-pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio, com ênfase na aprendizagem com significado e no papel do professor mediador.
O projeto inclui livros para os alunos, que acompanham os módulos e os passos, que são utilizados pelos professores durante as aulas para registro e sistematização da aprendizagem. Cada aluno recebe um jogo para que possa levar para casa e compartilhar com seus amigos e familiares o que aprenderam nas aulas. Os pais ouvem os filhos contarem e se interessam em saber mais, estreitando os vínculos entre todos os envolvidos: alunos, professores, pais e a comunidade.
Escolas contempladas
EBM Professor João Joaquim Fronza, no Testo Salto;
EBM Professor Oscar Unbehaun, na Água Verde;
EBM Wilhelm Theodor Schürmann, na Itoupava Central;
EBM Almirante Tamandaré, na Ponta Aguda;
EBM Conselheiro Mafra, na Velha Grande;
EBM Henrique Alfarth, no Progresso;
EBM Professor Rodolfo Hollenweger, no Fidélis;
EBM Professora Alice Thiele, no Garcia;
EBM Professora Hella Altenburg, Do Salto e
EBM Professora Norma Dignart Huber, na Escola Agrícola.
Fonte: PMB
Nenhum comentário:
Postar um comentário